quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Venha conhecer Maranguape nessas férias


Você nem imagina, mas no Ceará tem uma região em que a temperatura varia em torno de 17º a 22ºC. Trata-se da Região Serrana Cearense. Ainda na região metropolitana de Fortaleza, a Serra de Maranguape abre o corredor serrano a apenas 30km da capital.

Em Maranguape, cidade de aproximadamente 103 mil habitantes e berço de personalidades famosas a exemplo de Chico Anisio, Manassés e Capistrano de Abreu, encontra-se o Complexo Turísitico iPark, que associa lazer com mais de 30 atividades para todas as idades, entretenimento, culinária, e regionalismo além de muita história com o famoso Museu da Cachaça e o Big tonel.

As origens de Maranguape retornam aos primeiros habitantes destas terras, índios de várias etnias com os: potiguaras, pitaguaris. Os quais já cultivavam mandioca, milho e sabiam da existência de minerais na região.

As terras de Maranguape receberam no ano de 1649, a visita dos holandeses durante a expedição em busca das minas de prata na serra da Taquara e serra de Maranguape. Na serra da Taquara, estes ainda ergueram uma base de apoio em cima da serra.

Com a saída dos holandeses do Ceará, o território de Maranguape vem a ser habitado pelos portugueses via às sesmarias. A aglomeração as margens do riacho Pirapora e a capela de Nossa Senhora da Penha, consolida-se como núcleo urbano no século XIX, com a implementação das plantações de café.

Em 1875, Maranguape recebe um grande impulso econômico com a inauguração da linha férrea Estrada de Ferro de Baturité e a estação de trem. Esta funcionou até os anos de 1963, quando foi desativada.

Na segunda metade do século XIX, mais uma leva de portugueses iniciou mais uma atividade econômica, a plantação da cana-de-açúcar e a produção de cachaça.

E você, já veio conhecer um pouquinho dessa cidade acolhedora?

Fonte: Wikipedia e Olivestur.

Nenhum comentário:

Postar um comentário