quarta-feira, 1 de abril de 2015

Dia da mentira


Hoje é o Dia da Mentira. Mas como isso começou? Bem, a resposta para essa pergunta pode não ser tão simples e remonta a costumes antigos e muita investigação.  Mesmo com todo esse tempo, não é muito fácil explicar como o Dia da Mentira começou. Os registros mais antigos sobre a comemoração dessa data são do início dos anos de 1500 e até hoje deixam muitas dúvidas.

A grande culpada pela data teria sido uma reforma de calendário que ocorreu na França, em 1564. Com esse evento, o Ano Novo, que antes era comemorado no comecinho de Abril junto com a chegada da primavera, passou a ser celebrado no dia 1º de janeiro. Consequentemente, muitos cidadãos da região simplesmente ignoraram a mudança ou não deram muita atenção a ela e continuaram a comemorar o Ano Novo na data antiga. Não demorou muito até que alguns “espertinhos” começassem a tirar sarro desses “desinformados”, passando a aplicar peças neles e apelidando-os de “bobos de abril”.

Com o passar do tempo, a brincadeira teria ultrapassado as fronteiras francesas e se espalhado por outras partes da Europa, conquistando o mundo posteriormente. Ou seja, a febre se espalhou e dura até hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário